A fisioterapia procura inovar e buscar, cada vez mais, novas alternativas de tratamento para seus pacientes. Alternativas estas, que abrangem boa técnica, resultados positivos e um alto índice de aceitação pelo paciente. Com esse propósito surgiu a Wiireabilitação, que une a realidade virtual do video game, com as bases da fisioterapia.
Lançado nos Estados Unidos, em 19 de novembro de 2006, o Nintendo Wii se mostrou uma verdadeira inovação no mercado de games, pois faz com que o jogador interaja com o jogo, executando os movimentos necessários, e com precisão, tudo através de um controle que vem equipado com Bluetooth (o controle é sem fio), acelerômetro (capta a velocidade) e giroscópio (capta o movimento). Outro acessório utilizado é a plataforma Wii Balance Board, que mede o peso e centro de gravidade do jogador, além de também possuir jogos específicos.
A utilização do Wii como recurso terapêutico é conhecida mundialmente e vem sendo utilizada com muito sucesso em hospitais norte-americanos, como o Hospital Herrin, em Illinois; o Hospital Hines Veterans Affairs, de Chicado e o Centro Médico Walter Reed Army, em Washington. Este último utiliza a wiireabilitação para pacientes feridos durante o combate no Iraque, tornando a realidade virtual sua verdadeira realidade diária.
Esse método tem como principais vantagens a interação do paciente com o tratamento, o feedback, isto é, a resposta que o paciente tem em relação ao que está realizando, a simulação dos movimentos do dia a dia, podendo ser utilizado pra ganho de força, equilíbrio, amplitude de movimento, coordenação, melhora da motricidade, propriocepção, cognição, além de ser uma atividade lúdica. Pode ser aplicado para crianças, jovens, adultos e idosos, principalmente nas áreas de ortopedia, neurologia, desportiva e cardiorrespiratoria, desde que a utilização desse recurso cumpra os objetivos iniciais de cara paciente.
Outras áreas em que a Wiireabilitação tem uma grande atuação é para melhora da postura (ou Wiipostura), com exercícios de fortalecimento e alongamento específicos, além da reabilitação vestibular (tratamento para vertigens, labirintites).
Esse recurso, inédito na região, pode ser encontrado na Clínica Energia & Saúde, com as fisioterapeutas Andressa Titz e Ana Carolina D. de Andrade, onde faz parte dos atendimentos fisioterapêuticos, mesclando fisioterapia convencional com a Wiireabilitação.