É uma bandagem adesiva, oriunda do Japão a mais de 20 anos tendo Dr. Kenzo Kase como inventor desta técnica que atualmente é conhecida em vários países da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Sua técnica de aplicação está baseada nas capacidades de regeneração natural do nosso corpo. Tem uma filosofia diferente das outras bandagens cujo objetivo é o de proporcionar liberdade de movimento pois é uma bandagem elástica e tão fina quanto a pele. Já a bandagem convencional utilizada no desporto, é concebida de modo a restringir o movimento dos músculos e articulações afetadas, exercendo uma pressão significativa provocando obstrução da passagem dos fluídos orgânicos.
COMO AGE A BANDAGEM KINESIO TAPING?
A idéia de tratar os músculos e outros tecidos surgiu na possibilidade de colocação de uma ajuda externa que envie constantemente estímulos proprioceptivos e a função da Kinesio Taping se revelou um método completamente inovador no tratamento de ligamentos, músculos e articulações, sendo utilizado pelos profissionais da área da saúde em geral. Os primeiros desportistas a utilizarem as bandagem foram os jogadores da Seleção Olímpica de Voleibol do Japão e se espalhou por muitos esportes de competição, tais como, Tênis, Judô, Sumô, Triatlon, entre outros.
Jaqueline, atleta da seleção brasileira de volei, utilizando kinesio taping no ombro direito, durante a primeira fase do Grand Prix 2010, início de agosto...
...assim como a atleta da China, durante a mesma fase do torneio.
FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DA KINESIO TAPING?
- Suportam os músculos (melhoram contração muscular, fadiga, cãibra, dor).
- Eliminam a congestão da circulação (melhora a circulação sangüínea e linfática; redução da presença de substâncias químicas nos tecidos e inflamação).
- Ativam o sistema analgésico endógeno (provável ativação do sistema inibidor raquidiano e descendente).
- Corrige problemas articulares (provocado pelo espasmo e encurtamento muscular, normalização do tônus e das fáscias, melhora na amplitude do movimento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário