quinta-feira, 24 de março de 2011

A pedagogia do ter


             O pacto do afeto cedeu à pedagogia do ter, do consumo, onde ao vender uma ilusão de completude, cega o indivíduo que por natureza é um ser faltante e desejante a busca incessante pelo gozo. Estamos expostos a ofertas infindáveis que variam de cosméticos, eletroeletrônicos, brinquedos, jóias, roupas, acessórios, carros, pacotes de viagens entre outros, que prometem trazer a mais pura felicidade para quem os adquira, tornando o ato de comprar uma obrigação e não uma necessidade.
            Na teoria pedagógica do ter, se valoriza o que o indivíduo possui em matéria e não o indivíduo transformado em constante busca, no que pode vir a ser, atualizando-se constantemente. Existe uma marca chamada você, é você quem da poder ao que usa. O desejo é de ordem puramente psíquica, é de ordem simbólica, um fantasma ou uma fantasia arcaica inconsciente, enquanto que a necessidade é um conceito biológico, natural que impele o organismo na busca da satisfação, a autoconservação como comer, beber, dormir. A satisfação do desejo é sempre adiada e nunca atingida porque o desejo busca o impossível, é certo que a necessidade quando preenchida leva o indivíduo a obter a sensação, mas não o leva sentir-se feliz e isto acontece porque o desejo jamais é satisfeito. O desejo é sempre o desejo de um outro desejo.
            O princípio do prazer é a falta, é não se completar, é a promessa de satisfação que nunca se cumpre. A insatisfação é a garantia de mercado que a mídia explora e vende como um ideal de vida espetacular no qual o individuo necessita ter para ser, uma vez que o desejo inconsciente é o desejo do outro.
            Citando Millor Fernandes que sabiamente aponta: “O importante é ter sem que o ter te tenha”,  abre a possibilidade de rever  conceitos éticos e morais assim como o valor e o significado que as “coisas” e as pessoas ocupam em nossas vidas considerando que somos seres faltantes e desejantes.
            Antes de comprar algo, investigue internamente se realmente precisa efetivar tal compra, se é o momento certo e quais os benefícios que o item selecionado proporcionará para não se deixar levar pelo desejo do outro e lembre-se sempre, nada substitui um abraço e um sorriso largo! 
MIRIAN ELIETE ERHARDT MORESKI
Psicóloga - CRP 12/09440
E-mail: mirianmoreski@uol.com.br

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