sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fisioterapia na terceira idade


Atualmente devido ao aumento da expectativa de vida, os idosos formam o segmento que mais cresce no Brasil. Sabe-se que o processo de envelhecimento determina uma maior probabilidade de desequilibro entre as condições de saúde e doença, aumentando a vulnerabilidade físico-funcional e a fragilidade, ocorrendo um maior aparecimento de doenças como Parkinson e Alzheimer e a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (derrames).
 A Fisioterapia Geriátrica tem como objetivo a promoção, manutenção e recuperação da saúde específica do idoso, em todas as áreas de atuação do fisioterapeuta. Como conseqüência das principais alterações biológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento – a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, perda da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, da mobilidade articular, dentre outros – os idosos ficam mais vulneráveis às quedas, principais causas de acidentes.

A fisioterapia desenvolve programas específicos de acordo com cada paciente, conforme suas maiores necessidades, promovendo a prevenção de doenças e deficiências e principalmente possibilitando a recuperação de habilidades perdidas e independência.
A Clínica Energia e Saúde além de realizar atendimentos em seus espaços, também oferece a seus clientes a possibilidade de realizarem atendimentos domiciliares, atualmente tendo convênios com ISSEM, Plano Leier e alguns sindicatos.


Por: Ana Carolina D. de Andrade - Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter