segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A presença do fisioterapeuta no ambiente escolar



Atualmente, a inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais vem aumentando, e com isso, a necessidade de se adequar e se especializar para poder receber e atender esses alunos. Essa adequação se faz necessária tanto em relação ao ambiente e materiais utilizados, quanto em relação à equipe de trabalho. O principal suporte para a inclusão está centrado na filosofia da escola, na existência de uma equipe multidisciplinar eficiente e no preparo e na metodologia do corpo docente.

O fisioterapeuta convive diariamente com todos os tipos de patologias e é o profissional mais qualificado e indicado para auxiliar o processo de inclusão, do ponto de vista de alterações motoras, podendo dar suporte aos professores e auxiliares de classe no manuseio das crianças, assim como indicando mudanças no ambiente e mobiliário que poderão favorecer a inclusão desses alunos.

Outro ponto favorável à presença de fisioterapeuta no ambiente escolar é em relação ao próprio atendimento fisioterapêutico. Muitas creches e escolas estão recebendo crianças em tempo integral. Isso se torna de grande importância para a estimulação da criança, porém para alunos portadores de necessidades especiais pode se tornar um desafio, pois alem de frequentar as aulas, ainda é necessário um período extra para realização dos seus tratamentos complementares, o que poderia ser encaixado dentro das atividades educacionais.

A Clínica Energia e Saúde está iniciando este projeto, prestando serviço de consultoria e futuramente atendimento no ambiente escolar de acordo com o interesse de escolas e creches. Contato para maiores esclarecimentos pelo telefone (47) 3275-3561 e e-mail clinicaenergiaesaude@yahoo.com.br

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